O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia compreende todas as consequências morais que decorrem destas relações.
KARDEC, Allan. O que é Espiritismo – Coletânea Iniciação Espírita, revisão, apresentação e notas de J. Herculano Pires. 13 ed. Sobradinhp, DF: Edicel, 1995
O Espiritismo é a ciência da alma! Trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal (…) A magnitude e a abrangência dos ensinamentos da Doutrina Espírita recomendam que se a estude sob os enfoques filosófico, científico e religioso.
TORCHI, Cristiano. Espiritismo passo a passo com Kardec. 3 ed, Rio de Janeiro: FEB, 2010
O Espiritismo não é somente a demonstração, pelos fatos, da sobrevivência; é também o veículo por que descem a humanidade as inspirações do mundo superior. A esse título é mais que uma ciência, é o ensino que o Céu transmite à Terra (..)
Denis, Léon. No Invisível. Tradução de Leopoldo Cirne. 16 ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995
Podemos tomar o Espiritismo, simbolizado desse modo [apresentando o Espiritismo, na sua feição de Consolador Prometido pelo Cristo, três aspectos diferentes: científico, filosófico e religioso], como um triângulo de forças espirituais.
A Ciência e a Filosofia vinculam à terra essa figura simbólica, porém a Religião é o ângulo divino que a liga ao céu. No seu aspecto científico e filosófico, a doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual, que visam ao aperfeiçoamento da humanidade. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza de seu imenso futuro espiritual.
EMMANUEL, O Consolador Prometido. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. 6 ed. Rio de Janeiro: FEB. 1976.